(51) 3222-5577
slide1
slide2
slide3
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Revendedores de veículos pedem redução de taxas e tributos
28 de Junho de 2013

Cenário do setor no RS foi tema de reunião de empresários com secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul.

Revendedores de veículos seminovos e usados participaram de reunião com o secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Alessandro Barcellos, na manhã de 28 de junho. O encontro foi proposto pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB) como medida para debater os valores das taxas cobradas pelo Detran-RS nas transferências de veículos e a carga tributária que incide sobre os negócios do segmento – como o ICMS aplicado em toda a cadeia produtiva e, novamente, quando o automóvel é revendido.

Conforme os empresários, as taxas de transferência sofreram aumento de até 136% a partir de janeiro deste ano e chegam a custar, ao consumidor, R$ 711,86. O grupo solicitou ao secretário a redução dos percentuais – excluindo o aumento e mantendo apenas o reajuste inflacionário –, e a isenção das taxas incidentes sobre a transferência de propriedade de veículos para os revendedores quando da entrada no estoque ou na saída, evitando a duplicidade da cobrança. Também pediram a redução de 100% na base de cálculo do ICMS sobre a comercialização de automóveis usados, fato que já ocorre em outros estados brasileiros.

Para o presidente da Associação de Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul, Victor Leonardo Kaminski, o atual cenário está engessando e onerando os negócios. Ele lembrou que a comercialização de veículos novos depende também da venda de usados e que os altos custos com impostos e taxas têm causado a desorganização do setor.

Carlos Gomes entregou ao secretário Alessandro Barcellos uma cópia das demandas obtidas em audiência pública que discutiu as dificuldades enfrentadas pelos revendedores gaúchos. O encontro, coordenado pelo parlamentar, foi promovido na Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa no mês passado. Barcellos comprometeu-se em debater com o Detran-RS e a Secretaria da Fazenda soluções que possam resultar no desenvolvimento do Estado e o fim da crise do setor.

Os diretores do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS), Milton Gomes Ribeiro e Luciano Perlin Müller, participaram do encontro. A entidade também representa o segmento em nível estadual.

Também participaram da reunião: o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul, Fernando Esbroglio, e da Associação dos Revendedores de Veículos de Canoas, Décio Bonato.

 

 


Reunião com o secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Alessandro Barcellos, em 28 de junho.
Fechar Próxima Anterior

Reunião com o secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Alessandro Barcellos, em 28 de junho.


+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456