(51) 3222-5577
slide1
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Gaúchos precisam de inspeção veicular
17 de Dezembro de 2012

Artigo de Alexandre Belmonte dos Santos, vice-presidente do Sincopeças-RS

Levantamento divulgado esta semana apontou que dos 2,6 milhões de veículos que passaram pela inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo, de fevereiro a novembro deste ano, 490,8 mil (18,4%) foram reprovados na primeira inspeção. Desses, 401,3 mil foram regularizados. Entre os mais reprovados em 2012 estiveram os caminhões, 42,8%. Das 225,9 mil motocicletas avaliadas, 23,9% apresentaram problemas e dos 2,3 milhões de automóveis inspecionados, 16,9% estavam irregulares nos quesitos analisados.

Os números demonstram a gravidade de um problema que é realidade no Rio Grande do Sul, já que 80% da poluição atmosférica, somente em Porto Alegre, é proveniente dos automóveis. A inspeção veicular ambiental é pauta de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa gaúcha. Há tempos, desenvolvemos ações para que ela seja implantada por aqui. Trata-se de uma necessidade urgente, que afeta a todos os cidadãos – proprietários ou não de veículos –, que reduz custos com saúde pública, aumenta a segurança no trânsito, protege o meio ambiente e a economia, mas, sobretudo, salva vidas.

Realizar a manutenção melhora os cenários, principalmente nas grandes cidades. É uma questão de responsabilidade manter o veículo inspecionado. Sem ser regulamentada, imagina-se que a maioria dos proprietários não se comprometa com a ação, muito menos com a regularização dos problemas detectados.

No ano passado, um estudo da Universidade de São Paulo apontou que a vistoria, somente em automóveis a diesel, evitou 584 mortes e 1.515 internações, gerando economia de mais de R$ 160 milhões ao sistema de saúde. Os dados comprovam: a inspeção veicular ambiental precisa fazer parte do cotidiano dos gaúchos o quanto antes.



+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456