(51) 3222-5577
slide1
slide2
slide3
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Segurança no comércio é tema de encontro com empresários e representantes da BM
24 de Junho de 2015

Neste ano, o Comando de Policiamento da Capital prendeu mais de 4.000 pessoas envolvidas em crimes em Porto Alegre. A informação é do tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, comandante do 11º Batalhão de Polícia da Brigada Militar (BM), que conversou com empresários do setor de autopeças na manhã de hoje, 24 de junho, em evento promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS) em sua sede.

O número demonstra a atuação intensa e a quantidade de crimes cometidos todos os dias, mas que são amparados por problemas no sistema e na legislação vigente, já que a maioria dos criminosos é solta em poucas horas. Segundo o comandante, o 11º Batalhão atende a 23 bairros, e a previsão do efetivo é de 580 profissionais, mas somente 280 atuam na região. Conforme Rocha da Rosa, tudo o que é possível ser feito está sendo desenvolvido, mas a BM sofre com a falta de recursos.

“A Brigada é o órgão que está mais próximo da comunidade e o primeiro perímetro de segurança é o cidadão”, afirmou o tenente-coronel ao comentar sobre atividades preventivas. Ele falou sobre grupos de WhatsApp [aplicativo de envio de mensagens] criados para manter um canal direto entre os batalhões e os setores da sociedade, além de indicar que os participantes mantenham ferramentas de monitoramento em seus celulares para facilitar a busca em caso de furtos ou roubos. O comandante também recomendou que os empresários utilizem o aplicativo Sinesp Cidadão, disponível de forma gratuita e que permite a consulta de placas de veículos com agilidade. “É possível verificar se o carro foi roubado e se prevenir”, alertou.  

O capitão Fabio Kuhn apresentou informações sobre o batalhão, que representa 8% da área de Porto Alegre e atende a 20% da população. Ele explanou sobre as causas da criminalidade: impunidade, drogas, natalidade descontrolada e desemprego. Também deu dicas sobre como prevenir assaltos e furtos. “Alterne o horário de chegada e saída de casa e do trabalho. Antes de entrar, já tenha a chave na mão. Não deixe objetos expostos nos veículos para diminuir a curiosidade e dificultar a ação dos criminosos”, aconselhou.

De acordo com ele, em caso de assaltos, é necessário manter a calma, conversar o mínimo possível com o bandido, não discutir, não fazer movimentos bruscos, não transmitir raiva ou sentimento de vingança e não reagir. O subcomandante, major Luciano Moriitz Bueno, também participou do encontro e contribuiu com o relato de casos atendidos pelo Batalhão.

Ao sofrer com os crimes, é importante registrar a ocorrência para que a região receba ainda mais atenção da polícia. Não é preciso ir a uma delegacia para o registro. Ele pode ser feito no local do crime, solicitando a presença da BM pelo número 190. Em casos de assaltos, os brigadianos indicam que a vítima tente gravar informações sobre os criminosos, como características da aparência física, tipo de veículo, placas e a direção que tomaram.


O presidente do Sincopeças-RS, Gerson Nunes Lopes, e o tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, comandante do 11º Batalhão de Polícia da Brigada Militar.
Fechar Próxima Anterior

O presidente do Sincopeças-RS, Gerson Nunes Lopes, e o tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, comandante do 11º Batalhão de Polícia da Brigada Militar.

O tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, comandante do 11º Batalhão de Polícia da Brigada Militar, fala para empresários do setor sobre segurança.
Fechar Próxima Anterior

O tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, comandante do 11º Batalhão de Polícia da Brigada Militar, fala para empresários do setor sobre segurança.


+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456