(51) 3222-5577
slide1
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Operação Desmanche fecha dois estabelecimentos em Gravataí
23 de Maio de 2016

A 12ª edição da Operação Desmanche ocorreu no dia 20 de maio, no município de Gravataí. Agentes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Detran/RS, Instituto-Geral de Perícias e Brigada Militar fiscalizaram e fecharam dois estabelecimentos no município da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Esta é a terceira vez os trabalhos ocorrem em Gravataí. Um dos estabelecimentos fiscalizados já havia, inclusive, sido fechado na quinta edição da operação. No local, peritos do IGP e policiais da Delegacia de Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRV/DEIC) localizaram e identificaram um bloco de motor e para-brisas de veículos oriundos de veículos roubados. Duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA/DEIC), sendo uma atuada por crime ambiental.

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, ressaltou a importância de trabalhar com base na inteligência policial para a maximização dos resultados. “Assim como mapeamos todos os possíveis locais de comércio irregular de peças e receptação de veículos roubados, temos também, o acompanhamento pós-operação. Dessa forma, conseguimos surpreender e, novamente, acabar com o estoque do grupo que utilizava este local como base para suas atividades ilícitas”.

Um dos estabelecimentos comercializava peças cadastradas em nome de outra empresa, regularizada junto ao Detran/RS. “Este procedimento não é permitido. Desta forma, todas as peças serão recolhidas e encaminhadas para trituração”, garantiu o chefe da Divisão de Desmanches do Detran/RS, Gerson Drevnovicz.

A força-tarefa da Operação Desmanche já fechou 22 estabelecimentos, prendeu 19 pessoas e encaminhou para reciclagem mais de cerca de 950 toneladas de sucatas apreendidas. A divulgação oficial da pesagem das peças encaminhadas para trituração leva em torno de 48 horas, em virtude do processo de carregamento, transporte e aferição.

Todo material encontrado foi apreendido com base na regulamentação estadual da Lei Federal dos Desmanches, que só autoriza o desmanche de veículos e a venda de peças usadas a empresas credenciadas pelo Estado.

Lei dos Desmanches

A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 empresas de desmanches registradas.

 

Com informações do Detran/RS



+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456