(51) 3222-5577
slide1
slide2
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Impostômetro da Fecomércio-RS busca alertar a população sobre a alta carga tributária
03 de Novembro de 2016

O Sistema Fecomércio-RS lançou, nesta quarta-feira (03/11), o Impostômetro, painel que contabiliza a cada segundo o quanto os brasileiros já pagaram de tributos ao longo do ano. A cerimônia realizada junto ao Viaduto da Conceição, no Centro da Capital, reuniu o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, diretores da entidade e autoridades. O diretor do Sincopeças-RS Milton Gomes Ribeiro e a gerente executiva Ana Paula Groth prestigiaram o evento. 

Segundo Bohn, a iniciativa é uma forma de conscientizar a todos que o dinheiro, fruto de imposto, é da sociedade. “Tudo que é pago pelas pessoas e empresas deveria ser revertido na prestação de bons serviços públicos, mas ao contrário disso, o que vemos é o crescimento da situação caótica dos serviços que são fornecidos pelo Estado, como saúde, educação e segurança pública, por exemplo”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS . De acordo com ele, a sociedade deve estar alerta para os investimentos que são feitos com seu dinheiro, funcionando como verdadeira fiscal dos gestores públicos, tanto em âmbito federal, estadual quanto  municipal.

O painel gigante iluminado por LEDs tem 4,1 metros de largura por 2,6 metros de altura e está localizado no alto do prédio da Federação (avenida Alberto Bins, 665), voltado para o Viaduto da Conceição, para facilitar a visualização pela população. Antes restrito ao site da Fecomércio-RS (http://impostometro.fecomercio-rs.org.br/), o novo canal permitirá o acompanhamento da quantidade de impostos assumidos por meio do mostrador que disponibiliza os dados do Brasil. No site da Fecomércio-RS, o Impostômetro atualiza também os dados referentes ao Rio Grande do Sul.

O Impostômetro da Fecomércio-RS é mais uma iniciativa da entidade para chamar a atenção sobre a excessiva carga de impostos paga pelos brasileiros, e integra a campanha ‘Basta de Tanto Imposto!’ deflagrada no ano passado. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, considera a ferramenta de grande importância, uma vez que a carga tributária elevada praticada no País impacta diretamente sobre o desenvolvimento do setor empresarial e sobre o bolso do cidadão.

Somente no ano passado, a arrecadação com tributos no Brasil chegou perto dos R$ 2 trilhões. “Que a sociedade possa ver através do Ompostômetro a sua contribuição diária para o financiamento da máquina pública e, que a partir, dessa consciência, seja mais fiscalizadora da aplicação desses recursos. Essa é mais uma contribuição da Fecomércio-RS para a construção do Brasil”, reforçou o dirigente, lembrando que a Federação levanta fortemente a bandeira da racionalização dos tributos, com o desenvolvimento de ações de conscientização e a promoção de debates sobre o tema. A Fecomércio-RS também luta por um reforma tributária capaz de simplificar e desburocratizar o sistema. “A reforma tributária certamente não implicará em redução de impostos, mas sim em diminuição do número de tributos, através da unificação de taxas federais e estaduais, bem como da redução do número de obrigações acessórias”. 

O Impostômetro da Fecomércio-RS

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. Para o levantamento das arrecadações federais a base de dados utilizada é a Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As receitas dos Estados e do Distrito Federal são apuradas com base nos dados do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As arrecadações municipais são obtidas através dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos Municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal e dos Tribunais de Contas dos Estados.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Fecomércio-RS


O diretor do Sincopeças-RS Milton Gomes Ribeiro e a gerente executiva Ana Paula Groth participaram do lançamento do Impostômetro, painel que contabiliza a cada segundo o quanto os brasileiros já pagaram de tributos ao longo do ano. Crédito: João Alves
Fechar Próxima Anterior

O diretor do Sincopeças-RS Milton Gomes Ribeiro e a gerente executiva Ana Paula Groth participaram do lançamento do Impostômetro, painel que contabiliza a cada segundo o quanto os brasileiros já pagaram de tributos ao longo do ano. Crédito: João Alves

O Sistema Fecomércio-RS lançou nesta quarta-feira (03/11) o Impostômetro. Crédito: João Alves
Fechar Próxima Anterior

O Sistema Fecomércio-RS lançou nesta quarta-feira (03/11) o Impostômetro. Crédito: João Alves


+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456