(51) 3222-5577
slide1
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Comércio de peças e acessórios para veículos ganha Câmara na CNC
30 de Abril de 2013

Reconhecer a importância de um segmento econômico que, além de estar compreendido nas atividades do comércio de bens, participa com significativa parcela para a economia e a geração de empregos no Brasil. Esse foi um dos motivos que levaram a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a instalar Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios Para Veículos (CBCPAVE).

A reunião para que a nova Câmara fosse instalada aconteceu no Rio de Janeiro, dia 24 de abril. Estiveram presentes representantes dos Sincopeças (Sindicatos do Comércio Varejista de Veículos, Peças, Veículos, Peças e Acessórios para Veículos) dos Estados de Acre, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rondônia e Espírito Santo, entre outros.

Designado pelo presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, o segundo vice-presidente da entidade e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR, Darci Pianna, é o coordenador da CBPAVE. “Negociações em apartado desgastam, e nenhum grupo pode restar prejudicado na esfera sindical. Os sindicatos, cada vez mais, precisam de credibilidade”, disse Pianna ao agradecer a presença do vice-presidente Administrativo da Confederação e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, Josias Albuquerque. “Esta Câmara ora instalada pode conquistar resultados e fortalecer o segmento. A CNC tem a obrigação de lutar pelo interesse de seus representados em todas as esferas”, complementou Josias. Para ele, as empresas e as entidades sindicais precisam estar preparadas para o mercado atual, globalizado. “Temos que melhorar sempre o nível de conhecimento dos empresários”, complementou.

José Lino Sepulcri, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-ES e presidente do Sincopeças-ES, era um dos mais empolgados com a iniciativa. “Trabalhei com revenda autorizada e estou aqui para contribuir com minha experiência”, disse, citando a substituição tributária como um dos temas a ser analisado futuramente pelo grupo. A Substituição Tributária é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.

Sepulcri destacou que a tributação incide, nos casos de revendedores autorizados e não autorizados, com percentuais muito diferentes. “O produto, quando chega ao varejista, já chega muito majorado. Antes dele há o fornecedor, que aplica a substituição tributária”, complementou Walter Oliveira, do Sincopeças-GO. “Esta Câmara está sendo instalada no momento próprio e no lugar adequado”, destacou o secretário-geral da CNC, Eraldo Alves da Cruz. Renata Pantoja, responsável pela Gerência das Câmaras Brasileiras do Comércio (GCBC), da Confederação, destacou que a CBCPAVE é a 11ª Câmara da CNC.

Os componentes da CBCPAVE também avaliaram as proposições legislativas de interesse do grupo, compiladas em relatório da Assessoria junto ao Poder Legislativo (Apel), da CNC. “O acompanhamento é atualizado constantemente, feito diretamente de Brasília. Isso fortalece e auxilia o trabalho nas bases”, explicou Darci Pianna. Rodrigo Carneiro, vice-presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap), destacou a necessidade de acompanhamento dos assuntos de interesse do segmento, ao afirmar que responde por 80% da manutenção da frota de veículos leves e pesados, os quais, por sua vez, respondem por 60% do transporte dos produtos participantes do PIB. Foram debatidos, ainda, temas como a inspeção técnica veicular em nível nacional e a reposição e manutenção da frota circulante. Ao fim do encontro, o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, esteve com os membros da CBPAVE para desejar sucesso nos trabalhos e saudar a iniciativa.


Grupo de representantes que participou da primeira reunião da Câmara.
Fechar Próxima Anterior

Grupo de representantes que participou da primeira reunião da Câmara.


+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456