Remuneração variável na oficina: comissão ou bônus

2024-03-20

Remuneração variável na oficina: comissão ou bônus

Olá, oficineiros e oficineiras do Brasil! Como você sabe, escrevo aqui para compartilhar com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua  oficina ainda mais lucrativa. Para este conteúdo, me inspirei nas perguntas e comentários dos meus clientes sobre a forma de remuneração da equipe. Por isso, no artigo deste mês abordarei as duas formas de remuneração variável: comissão x bônus. Vamos a elas?

Muito se fala no segmento sobre remuneração por comissão. Mas, na verdade, a intenção dos oficineiros e oficineiras é remunerar por méritos cada membro da equipe, ou seja, que tenha uma remuneração variável de acordo com o resultado que o profissional gera para a oficina. Em uma oficina mecânica a remuneração variável é uma ferramenta crucial para motivar os funcionários. Duas abordagens comuns são a comissão e o bônus por produtividade, cada uma com suas características distintas, especialmente quando aplicadas em diferentes áreas da oficina.

A comissão é uma forma de remuneração variável que deve ser destinada à equipe de vendas. Na oficina mecânica, isso se traduz em uma porcentagem do valor de cada serviço ou peça vendida ou a combinação dos dois. É uma forma eficaz de incentivar os colaboradores a impulsionar as vendas da oficina. A venda por comissionamento é adequada à equipe de venda porque ela é capaz de vender para hoje, para amanhã, para esta semana, para a próxima. Ele serve de força propulsora para profissionais que gostam de competição e desafios.

Já os bônus por produtividade são mais adequados para os funcionários que trabalham na área de produção da oficina, como os mecânicos. Esses bônus são concedidos com base no desempenho. Podemos dar como exemplo: eficiência do trabalho, qualidade dos serviços prestados e a satisfação do cliente. O bônus incentiva uma cultura de trabalho com excelência, pois reconhece o esforço para a melhoria contínua.  O ponto que vale ser ressaltado é que a remuneração variável no formato bônus não é muito comum, pois é mais difícil estabelecer metas e critérios de desempenho.

O que tenho visto frequentemente é a intenção de motivar implementando remuneração variável no formato de comissão à equipe de mecânicos. Contudo um dos grandes problemas é a “escolha” do serviço ou até mesmo iniciar, mas não concluir a tarefa em função de dificuldades técnicas, entre outros motivos. Se a remuneração for por bônus baseado na qualidade e produtividade, podemos estabelecer valores diferentes para serviços com grau de dificuldade diferentes, como por exemplo: serviço corretivo é geralmente mais difícil ou exige maior habilidade do técnico do que um serviço preventivo.

Em resumo, enquanto a comissão motiva a equipe de vendas a impulsionar as vendas, o bônus por produtividade incentiva os mecânicos a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. Uma combinação equilibrada dessas abordagens pode impulsionar o desempenho e o sucesso de uma oficina mecânica.

Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas
Mãe do Enzo
Filha e irmã de mecânicos
Consultora especialista na gestão de oficinas
@karinequinjalmooficial

 

Sincopeças-RS
Av. Cairu, 1196 | CEP: 90230-030
Navegantes - Porto Alegre
(51) 3222 - 5577 | (51) 9 9921 - 4970
sincopecas-rs@sincopecas-rs.com.br
Desenvolvido por Govoni Marketing Digital