Compreendendo as diferenças: progressão salarial e premiação por produtividade

2024-04-12

Compreendendo as diferenças: progressão salarial e premiação por produtividade

Olá, oficineiros e oficineiras do Brasil! Como você sabe, escrevo aqui para compartilhar com vocês dicas inspiradas no meu trabalho diário em auxiliar e tornar a sua  oficina ainda mais lucrativa. Para este conteúdo a inspiração veio por meio das perguntas e comentários dos meus clientes sobre a forma de remuneração da equipe. Por isso, no artigo deste mês o tema é diferenciação de progressão salarial e premiação por produtividade. Vamos a elas?

No mundo corporativo, incluindo a reparação automotiva, a motivação dos colaboradores é uma peça-chave para o sucesso da oficina. Dentre as estratégias mais empregadas para incentivar a equipe, destacam-se a progressão salarial e os planos de premiação por produtividade. Embora ambos os métodos busquem estimular o desempenho e a satisfação dos funcionários, eles apresentam diferenças significativas em sua aplicação e impacto.

A progressão salarial trata-se de um sistema de aumento salarial baseado no tempo de serviço, qualificação ou desempenho contínuo do colaborador. Neste modelo, os critérios para a evolução salarial são pré-definidos e transparentes, proporcionando um caminho claro de desenvolvimento profissional dentro da empresa. A progressão pode ser anual ou vinculada à conclusão de etapas de formação, avaliações de desempenho periódicas ou alcançar certos marcos profissionais. Este método é valorizado por oferecer uma percepção de segurança e reconhecimento do esforço e dedicação do empregado a longo prazo. Na oficina, pode ser aplicado nos aumentos anuais do salário fixo, vinculado a quantidade de cursos, atualizações, formações técnicas e, também, a conquistas de certificações como o IQA.

Diferente da progressão salarial, o plano de premiação por produtividade foca em resultados específicos e mensuráveis alcançados em um período determinado. Este sistema pode incluir prêmios, comissões, participação nos lucros e resultados ou outros incentivos financeiros que são concedidos quando o colaborador ou a equipe atinge ou supera metas pré-estabelecidas. Tais planos são altamente eficazes para motivar a produtividade e incentivar a superação de objetivos a curto prazo. No entanto, é crucial que as metas sejam realistas e justas para não causar frustração ou competitividade prejudicial entre os colaboradores. No pátio da oficina, por exemplo, pode ser avaliado o trabalho realizado em tempo igual ou inferior ao planejado. Dessa forma, haverá o reconhecimento do funcionário ou equipe quando se realiza um trabalho dentro ou até mesmo antes do prazo previsto.

Enquanto a progressão salarial é fundamentada na evolução e no tempo de contribuição do funcionário, os planos de premiação por produtividade centram-se no alcance de objetivos específicos, muitas vezes em curtos períodos, como no mês. A progressão salarial promove uma visão de longo prazo, com foco no desenvolvimento, como a participação de cursos e palestras e na retenção do profissional na oficina. Por outro lado, a premiação por produtividade visa impulsionar resultados imediatos, sendo particularmente útil em setores onde a mensuração de desempenho é clara e direta.

A escolha entre progressão salarial e plano de premiação por produtividade depende dos objetivos da oficina. Enquanto a progressão salarial pode ser mais adequada para promover a lealdade e o desenvolvimento profissional, os planos de premiação por produtividade são excelentes para estimular a eficiência e a qualidade do serviço no curto prazo. O ideal seria uma abordagem mista que combinasse elementos de ambos os sistemas para oferecer um equilíbrio entre motivação de curto e longo prazo, contribuindo para um ambiente de trabalho dinâmico e produtivo.

Karine Quinjalmo – Rainha das Oficinas

Mãe do Enzo

Filha e irmã de mecânicos

Consultora especialista na gestão de oficinas

@karinequinjalmooficial

 

Sincopeças-RS
Av. Cairu, 1196 | CEP: 90230-030
Navegantes - Porto Alegre
(51) 3222 - 5577 | (51) 9 9921 - 4970
sincopecas-rs@sincopecas-rs.com.br
Desenvolvido por Govoni Marketing Digital