2026-11-05
Levantar e debater temas sobre qualidade na reparação e cadeia de suprimentos automotivos, promover capacitações, estimular e disseminar boas práticas relativas à aplicação técnica e gestão e promover eventos que venham ao encontro do desenvolvimento do setor automotivo são alguns dos objetivos da Comissão Técnica IQA - Aftermarket, que realizou sua primeira reunião neste dia 5 de novembro de 2026, na sede do Instituto da Qualidade Automotiva, em São Paulo.
O IQA é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, além disso atua também na distribuição de publicações técnicas e realização de treinamentos.
Terão cadeira permanente na Comissão a Abipeças/Sindipeças, Sindirepa, Andap/Sicap e Sincopeças. Na ocasião, foram eleitos como coordenador, Ranieri Palmeira Leitão (presidente do Sincopeças Brasil e Sincopeças Ceará) e vice-coordenador, Luiz A. C. Fraga Moreira (vice-presidente Sindirepa SP), para um mandato de 2 anos. O Sincopeças possui na Comissão integrantes de diversos estados: RS, BH, RJ, SP, CE e PA.
Lideranças do Sincopeças: Ranieri Leitão (Brasil e Ceará), Marco Antônio Vieira Machado (Rio Grande do Sul), Heber Carlos de Carvalho (São Paulo) e Joseane Muniz Brandão (Paraíba), junto de representantes do Sindirepa Brasil e Sindipeças foram recepcionados por parte do corpo técnico do IQA e aproveitaram para conhecer o Instituto.
“A união das entidades consolida a visão de que juntos podemos fortificar o setor, por meio da capacitação, que sempre foi importante e, daqui para frente, será um ponto ainda mais significativo no segmento, visto o rápido avanço das novas tecnologias. Também teremos como missão promover eventos que oportunizem aprimoramento dos campos técnico e de gestão. Todas estas frentes acompanhadas de muito diálogo entre as lideranças para abordar a qualidade dos serviços de reparação e suprimentos”, finaliza Machado.
Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412