(51) 3222-5577
slide1
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Cidades brasileiras adotam junho como o Mês da Manutenção Preventiva para Automóveis
23 de Junho de 2015

No Brasil, o Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis foi criado por meio de projeto de lei municipal 14.274, na cidade de São Paulo, em 2007, para instituir junho como a data no calendário oficial, mês que antecede as férias escolares. A iniciativa também foi adotada nas cidades de Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP), Vitória (ES), Ponta Grossa (PR), Boa Vista (RR) e no estado do Paraná. Nessas localidades, nesse período, é realizada uma série de eventos que mobilizam os reparadores da região para promoverem ações de conscientização junto aos motoristas.

A falta de manutenção é um problema recorrente em vários países. Nos EUA, onde há anos existe o movimento chamado National Car CareMonth, comemorado em abril, quando são realizadas inspeções veiculares gratuitas para checagem de itens de segurança, elas revelam que os motoristas negligenciam a manutenção de seus carros. Dados de 2014 revelam que 84% dos veículos precisam de manutenção, aumento de 5% em relação ao ano anterior. Lá, o mês é abril porque coincide com o fim do inverno e chegada da primavera, quando os norte-americanos pegam estrada para curtir o clima mais quente.

Revisão de férias

O motorista deve tomar cuidados básicos com o veículo para garantir o seu bom funcionamento. Antes de sair para viajar, é importante fazer a revisão em itens de segurança do veículo. Isso contribui na prevenção de acidentes. O programa Carro 100%/Caminhão 100% – que busca conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva do veículo –, recomenda fazer o check-list de segurança, de acordo com a norma ABNT 14624 de inspeção veicular.

Disponível gratuitamente nas versões Android e IOS para smartphones, o projeto disponibiliza um aplicativo que auxilia com informações sobre o período correto das revisões. Ao preencher os dados do veículo (modelo, marca, ano e quilometragem média mensal), o motorista tem apoio com dicas sobre o momento adequado para as manutenções de vários itens do veículo, além de receber avisos sobre as revisões necessárias.  A ferramenta está disponível no site carro100.com.br/checkup

Levando o veículo em uma oficina de confiança para checar os itens, o motorista previne quebras inesperadas, garante a segurança no trânsito, melhora o desempenho e diminui o excesso de consumo de combustível provocado por motor desregulado e a falta de manutenção adequada. Além disso, não deixa de trocar peças, como filtro de ar, no prazo determinado pelo manual do fabricante.



+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456