(51) 3222-5577
slide1
slide2
slide3
Institucional
Associe-se
Produtos
Centro de Eventos
Informativo SincoPeças
Notícias
Eventos
Convenções
Emissão de Guias
Guia de Negócios
Banco de Currículos
Localização
Sincopeças Brasil
Contato
 
 Cadastre-se
Receba as novidades do Sincopeças e do segmento
de autopeças, fazendo
seu cadastro aqui

Notícias

Controle interno é tema de encontro de empresários no Sincopeças-RS
25 de Agosto de 2015

"Como os controles internos podem ajudar as organizações a maximizar seus resultados?" A pergunta foi referência para a palestra ministrada hoje, 25 de agosto, no Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS). O evento, que reuniu empresários e profissionais do setor representado pelo Sindicato, aconteceu em Porto Alegre.

O palestrante Cláudio Soares dos Santos é doutorando em Desenvolvimento Regional, mestre em Administração e especialista em Gestão Empresarial e em Finanças Empresariais. “É de fundamental importância a utilização de um controle adequado em cada sistema operacional, pois dessa maneira atinge-se os resultados mais favoráveis com menos desperdícios”, recomendou.

Segundo Santos, o controle interno visa a registrar e informar números contábeis e fidedignos para proteção do patrimônio e auxilio na tomada de decisão. Porém, é relevante não confundir com uma auditoria, pois sua finalidade é a realização de objetivos estabelecendo processo para a eficácia e eficiência de operações, a confiabilidade dos relatórios financeiros e o cumprimento das leis e regulamentos pertinentes.

Os controles podem ter as naturezas preventiva (atua para prevenir a ocorrência de problemas); detectiva (detecta algum problema no processo, permitindo medidas de correções) e a corretiva (serve de base para detectar erros e desperdícios). Os tipos de controle são: administrativo e contábil. O primeiro envolve relatórios internos para administração, para uso no planejamento e controle das atividades de rotina; além de auxiliar na formação de políticas globais e planos de longo prazo. O segundo reúne relatórios externo para acionistas, governo, entre outros.

Conforme o especialista, para as empresas alcançarem lucros, é preciso ter controles. “Tudo que precisa ser refeito ‘engole’ o lucro”, alertou.  O controle interno é formado por elementos relacionados: monitoramento, informação e comunicação, atividade de controle, avaliação, gerenciamento dos riscos e ambiente.

Os participantes do encontro apresentaram exemplos aplicados nos negócios e ressaltaram a importância de buscar consultoria especializada nesse tema.


Conforme o palestrante Cláudio Soares dos Santos, para as empresas alcançarem lucros, é preciso ter controles. Crédito: Divulgação
Fechar Próxima Anterior

Conforme o palestrante Cláudio Soares dos Santos, para as empresas alcançarem lucros, é preciso ter controles. Crédito: Divulgação


+ notícias

Envie por E-mail

Dados Para Envio:
*
*
*
*
*

Downloads de Palestras



Informativo

Clique aqui e
acesse as edições anteriores



Feriados
Municipais

 

Banco de CurrículosCompra e VendaGaleria de Fotos
Links Rápidos
Correios
Cotação de Veículos
Detran RS
Diário Oficial do Estado
Diário Oficial da União
Fecomércio-RS
Governo do Estado RS
Junta Comercial do RS
Ministério do Trabalho
Ministério dos Tranportes
Prefeitura de Porto Alegre
Previdência Social
Receita Federal
Rotas Turísticas RS
Sebrae - RS
Secretaria da Fazenda RS
Serasa
Tribunal de Justiça do RS
Avenida Paraná, 2.435 | São Geraldo | 90240-602 | Porto Alegre/RS | Tel: (51) 3346-5644 / 3346-7012 | Fax: (51) 3222-5456